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quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Metal Gear Solid: Portable Ops


Após muita espera, temos um Metal Gear Solid de verdade para o PSP.;


Depois de dois Acids no PSP, temos um jogo que envolve realmente ação no portátil mais poderoso do momento. Chega de cartas, agora o que interessa é a ação, o sucessor do Metal Gear Solid dos consoles.



O jogo se passa após Snake Eater, mais precisamente seis anos. Snake recebe o título de Big Boss e sai fora do FOX, uma unidade especial. O início do jogo se passa em uma cela, onde Snake foi raptado, após torturas, recebe a missão de encontrar o Philosophers Legacy. Apesar de não estar ligado a FOX, é persuadido para cumprir com essa missão.Nisso a história começa a se desenrolar, encontrado um companheiro de cela chamado Roy Campbell, que informa sobre a Guerra Fria e tecnologias nucleares roubadas. Nisso começa a caçada de Snake para impedir um desastre de proporções mundiais. Apesar de continuarmos fazendo o papel de heroi no jogo, a visão que o FOXHOUND nos leva a crer é que Snake é um terrorista.



O jogo se baseia em missões no qual podemos cumprir rapidamente, isso se planejarmos nossos movimentos corretamente. Isso é ótimo, pois um jogo para um portátil não pode levar mais de horas para cumprir uma só missão. Mas poderemos passar um bom tempo nas missões caso queiramos cumprir objetivos secundários também.



No entanto o jogo é muito mais profundo que somente cumprir missões. Temos a opção também de recrutar os inimigos para ajudar nas missões, no qual será muito importante nas missões mais avançadas. Poderão espionar, ou ajudar em equipamentos tecnológicos dentre outras mais opções. Com isso podemos fazer uma estratégia melhor de como cumpriremos as missões e quais obstáculos poderão surgir com a equipe criada.



Algo que já foi informado é que o acessório GPS seria compativel com o jogo. Sim, ele é. Há um tipo de mini-game no qual ele pega sinais de outras localidades e geram personagens novos.
Uma das coisas que é bem interessante, é o tanto de equipamentos que podemos carregar. Todos são limitados a quato espaços, não é mais possível carregar um exército inteiro só com um personagem, isso torna mais estratégico que ação. Esses espaços serão ocupados por equipamentos e armas, muitas horas temos que escolher, ou carregar mais munição, ou itens para recuperar energia. Mas para jogadores mais hardcore, isso não será um obstáculo, já que estarão buscando eliminar os inimigos com um tiro só, ou no braço mesmo. Pensa que acabou por ai? Enganado, terminando o jogo, ele libera novos íveis de dificuldade, fazendo o jogador pensar muito mais antes de agir.



Cuide bem do seu time, já que se eles morrerem, perderão tudo que eles tem. No entanto, dependendo do personagem, ele poderá ir para um hospital, caso ele seja importante para o densenrolar da história.



O jogo nos dá a opção de jogarmos com nosso time em modo multiplayer, mas isso é mais arriscado ainda. Já que se alguem morrer, serão realmente mortos, apagados do memory stick. No entanto há muito para ganhar também no modo multiplayer, já que personagens fortes poderão ser contratados.



Agora falando das partes técnicas do jogo, resume-se em... é incrível. A plataforma gráfica de MGS3 Subsistence foi posta no PSP com perfeição. Os personagens são grandes e muito bem detalhos, as animações são além do que viamos no portátil. Praticamente o que tinha no PS2 está presente no PSP, é incrível a capacidade do PSP que esse jogo mostrou. É certo que tem seus problemas, já que não temos um segundo direcional analógico e a camera é complicada de mover junto com a movimentação do personagem.



Tudo isso tem uma consequência, algumas vezes o jogo tem uma queda de quadros por segundo. Bem visto quando há inúmeras explosões na tela e várias coisas ocorrendo ao mesmo tempo, mas isso não faz desmerecedor de ter um gráfico impecável. Uma das faltas que notei, foi as partes não interativas, elas estão todas desenhadas, ao invéz de ser uma animação, seja tempo real ou cg.



A parte sonora do jogo é outra maravilha, a dublagem é nada mais feita que David Hayter, o próprio Snake. Apesar de ter suas limitações devido ao UMD, há muitos diálogos, músicas, sons. A ambientação é fora de sério, bem que nessas horas o PSP poderia ter umas caixas de som consideráveis.



Esse jogo é tudo que os fans de MGS estavam esperando. Toda tecnologia do PSP a proveito do jogo, seja o WI-Fi ou o GPS, estão muito bem utilizados. Um jogo para ficar na coleção do PSP.


Fonte: Equipe Terra

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